Judô

Judô

Judô

Judô para crianças é um aliado do desenvolvimento sadio do seu filho.

Geralmente, o judô para crianças começa na faixa etária entre 2 e 7 anos, denominada de Estágio Pré-Operatório ou Fase Intuitiva. Trata-se de um período de extrema importância para o desenvolvimento da criança, quando ela usa a estratégia do jogo simbólico para organizar e compreender o mundo.

Durante o judô para crianças, elas aprendem a deixar de lado o egocentrismo, pois a atividade incita isso com os jogos.

Nesse jogo simbólico, ela passa a fantasiar a realidade, como, por exemplo, diz que o carrinho de brinquedo é sua nave espacial, ou que seu boneco tem superpoderes. Isso tudo faz muito sentido para a criança. A prática do judô para crianças tem papel fundamental nesta fase do desenvolvimento para a criança. O jogo não é apenas uma brincadeira, mas corresponde ao modo de organizar o mundo e entender qual o seu papel nele.

Benefícios do Judô

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.
Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judô, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

O Judô, atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.

Menu

Arquivos

Institucional