Capoeira

Capoeira

Capoeira

Capoeira é um esporte genuinamente brasileiro e trata-se de uma arte que envolve elementos multidisciplinares como a musicalidade, a historia, a dança, desenvolvimento motor, e isso vai de encontro com as necessidades para crescer com saúde física e mental saudável.

Enquanto instrumento de educação, a capoeira apresenta-se com amplas possibilidades quanto à formação do homem contemporâneo, principalmente no que se refere à integração física, psicológica e social.

Este projeto visa desenvolver métodos que exploram as seguintes potencialidades:

  • Corporais

 

  • Sociais
  • Culturais

Com base nisso o método de ensino usado na capoeira escolar tem os seguintes princípios:
+ Naturalidade,
São as habilidades corporais que nascem conosco e com o passar do tempo podemos desenvolver ou perder de acordo com a maneira que é conduzido o nosso crescimento desde criança.

 

  • Criatividade,

É a maneira pela qual vemos, interpretamos e criamos algo. Criatividadeé usada como a principal base de ensino na educação infantil, pois levo as crianças imaginarem situações e depois a recriarem com movimentos corporais e/ou sonoros.

  • Cooperatividade,

A capoeira é super cooperativa, pois para um jogo acontecer alguns precisam tocar, cantar, bater palmas e outros dois desenvolvem o jogo. Portanto na capoeira a vitória é coletiva. Visa o desprendimento do autocentrismo onde todo tem que participar ora jogando, ora tocando e ora cantando.

  • Historicidade,

Visa usar a cultura brasileira como um dos instrumentos da educação trazendo para as aulas personagens lendários e anônimos como o rei Zumbi, o Capitão do Mato, entre outros.

  • Musicalidade,

Esta ligada ao desenvolvimento cognitivo infantil, isto é, ela estimula os neurônios. Como ferramenta de educação incluiu cantigas populares e também diversos instrumentos de percussão.

Veja fotos:[Best_Wordpress_Gallery id=”3″ gal_title=”CAPOEIRA”]

Menu

Arquivos

Institucional